quarta-feira, 28 de junho de 2017

Choque de Ideias

Resultado de imagem para discussao pensadores filosofos desenho

ARISTÓTELES: Aquela escultura é a obra mais bonita!
DUCHAMP: Não, o meu mictório é a obra mais bonita.
ARISTÓTELES: Ah, é? E o mijo depositado nela é bonito também???
AGOSTINHO: Sangue de Cristo tem poder, Aristóteles! Você, um homem culto desse, falando palavras de baixo calão! E você é pior, Duchamp, tratando isso como uma bela obra de arte, que deve ser inspirada por Deus. O mundo tá perdido mesmo. Discordo de todos vocês: a arte verdadeira vem dos Céus, e o homem é apenas um instrumento usado por Deus para transparecer a verdadeira luz... Bastardos!
DESCARTES: Prefiro as regras! Como é que alguém pode fazer arte sem regras? São elas que regem o mundo, vocês que não percebem.
DUCHAMP: Podendo, ora! A arte vem de dentro e é fruto da subjetividade. Tente casar a arte com a objetividade e falhe miseravelmente.
AGOSTINHO: Êpa! Fruto da subjetividade que vem de Deus, não se esqueçam. Se a arte agrada, é porque ela é bonita, e de onde isso é bonito, Seu Duchamp? Estou perplexo... Deus faz uma mulher dar à luz uma criança, a criatura cresce e vira um louco desses! Hoje você está fora de cogitação.
DUCHAMP: Isso é calúnia, seu patético! Pense comigo: fui ao banheiro público, arranquei um mictório e o tornei obra de arte. Você não percebe o sentido disso? Sentir a arte depende de quem vê, e não do que ela é.
DESCARTES: Ainda prefiro as regras...
ARISTÓTELES: E eu a bela representação...
DUCHAMP: Zuada aí! Cada um interpreta como quiser. Se vocês não percebem a quebra de padrões proposta pela Fonte, o problema é de vocês. Continuem fazendo arte padronizada e morram engessados, assim como as obras de vocês.
AGOSTINHO: Falem o quanto quiser, a arte mais perfeita é a pintura inspirada por Deus. O homem não é o centro e, se for, alcançou a centralidade por obra divina. Não vou mais perder tempo com vocês. Vou ali, contemplar as maravilhas que o Criador nos deu... Adeus!
DUCHAMP: Vai, carniça! E você, cabeção, vai ficar aqui me olhando como se nada tivesse acontecido? Todos vocês querem desqualificar o meu trabalho e insultar a minha arte! Vou-me embora, cuidar da minha vida.
ARISTÓTELES: Aproveite e limpe a Fonte, ainda deve estar fedendo a mijo. αντίο.

Aristóteles refere-se à esta obra 

Fonte de Marcel Duchamp

Obra à qual Agostinho se referia

Obra pertencente à estética normativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário